FAIG – Feira Agroindustrial de Guaíra

FAIG – Feira Agroindustrial de Guaíra

A Feira Agroindustrial de Guaíra (FAIG) nasceu do desejo da população local de ter um evento que promovesse entretenimento e, ao mesmo tempo, elevasse a visibilidade da cidade na região. Enquanto municípios vizinhos já contavam com suas festividades anuais, Guaíra buscava uma celebração que unisse lazer e desenvolvimento econômico.
Foi durante uma conversa, após uma reunião na prefeitura, que a ideia começou a tomar forma. Entre os envolvidos estavam o então prefeito, Dr. Waldemar Chubaci, além de Aloizio Lelis Santana, Geraldo Napolitado, Antônio Garcia, professor Washington Viana, José Eduardo Scanaves e Antônio Messarioli André. O grupo concordou que o evento deveria acontecer e passou a discutir o nome e formato da celebração.

A proposta era criar uma feira onde, além de destacar a força da produção agrícola local, houvesse espaço para a exposição de máquinas e implementos voltados para a lavoura, além de seminários sobre temas relevantes para o setor. Assim surgiu a FAIG – Feira Agroindustrial de Guaíra.
A primeira edição aconteceu entre os dias 23 e 30 de setembro de 1974, no terreno onde hoje está localizado o lago, em frente ao prédio da Prefeitura e da Câmara Municipal. Contando com o apoio da indústria, comércio e produtores rurais, o evento foi patrocinado pela Prefeitura, pela Câmara e pelo Sindicato Rural. O presidente inaugural da FAIG foi Antônio Manoel da Silva.
Inicialmente, definiu-se que a feira aconteceria a cada dois anos, o que viabilizou a realização da segunda edição em 1976. Nesse período, foram elaborados os estatutos sociais e, com a oficialização do evento, ele passou a ter personalidade jurídica própria. Ao longo dos anos, a FAIG se consolidou como um dos principais eventos agroindustriais da região. Tradicionalmente realizada em setembro, a feira passou a ocorrer em maio, alinhando-se às comemorações do aniversário de Guaíra, celebrado em 18 de maio.

Um dos grandes diferenciais da FAIG foi que, em todas as suas edições, a entrada sempre foi franca e os shows, assim como outras atrações, nunca tiveram cobrança de ingressos. O evento proporcionava entretenimento acessível para toda a comunidade e visitantes.
A feira foi descontinuada após sua oitava e última edição, realizada entre 18 e 24 de maio de 1994. Apesar de ter sido concebida como um evento bienal, ao longo de seus 20 anos de existência houve períodos em que o intervalo entre as edições foi maior do que dois anos, o que explica o número de edições menor do que o esperado.

*Com informações do livro Conta Gotas e relato pessoal do autor Geraldo Napolitano, editado em 1986.

Stand instalado na 1ª FAIG
Máquinas agrícolas em exposição

Outras personalidades

Pois não?

Quer contribuir com mais informações ou precisa de mais dados sobre o que você está vendo aqui? Fale conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *