- Contato do Portal : (+55) 17 99188 3161
- contato@guaira100anos.com.br
🌊 Lago Maracá: A Marca de Guaíra
A origem do Lago Maracá remonta à visão pioneira de Sebastião Rabelo Queiroz, um entusiasta da cidade de Guaíra. Foi ele quem idealizou a criação de uma lagoa urbana, proposta que recebeu apoio imediato do então prefeito Waldemar Chubaci. O projeto de desapropriação da área necessária para a formação do espelho d’água, bem como de seu entorno e da avenida marginal — posteriormente batizada como Avenida Gabriel Garcia Leal — foi elaborado pelo engenheiro Jair Bernardes da Silva. Jair prestou assistência técnica à Prefeitura de Guaíra por quase duas décadas, durante os mandatos de Chubaci e Aloizio.
Além de seu valor paisagístico, o lago foi concebido como uma solução urbanística para impedir construções e loteamentos em terrenos inadequados, frequentemente afetados por enchentes durante os períodos chuvosos. Observou-se que o prolongamento da Rua 10, após a Avenida Gabriel Garcia Leal, funcionaria como o barramento natural do futuro lago. Essa estrutura foi concluída em 1968.
No entanto, três anos se passaram sem que o espelho d’água se formasse. As nascentes localizadas na cabeceira do lago, em frente à sede da AABB, não eram suficientes para abastecer a área. Já no início de seu segundo mandato, o prefeito Aloizio, orientado por Jair Bernardes, decidiu bombear água de um poço profundo desativado, situado próximo ao Ribeirão do Jardim, para o local. Essa ação ajudou a elevar o lençol freático do leito do lago. Finalmente, em uma manhã de dezembro de 1971, após uma forte chuva e com o auxílio das galerias de águas pluviais que ali desembocavam, o Lago Maracá foi oficialmente formado.